contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Davi dançou diante do Senhor

 

Estudo de Célula para Crianças n° 179

Publicado em 07/04/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor”II Samuel 6:14

Mensagem: Você gosta de dançar? Quando você tem vontade de dançar?

Estamos aprendendo muita coisa com Davi e essa é uma das melhores: dançar com alegria na presença do Senhor. Não estamos falando das danças que existem no mundo, mas de uma dança especial, que alegra o coração de Deus.

Nos dias de hoje temos muitos conceitos de dança, muitos tipos de dança, que são indecentes e imorais. Mas estamos falando de uma dança diferente, pura, limpa, de louvor e adoração a Deus, uma dança que começa no espírito.

Talvez você esteja pensando: E a Bíblia fala dessa dança? Fala sim, e vamos aprender muito sobre ela.

As mulheres hebraicas mostravam, por meio da dança, os seus sentimentos. Miriã dançou com seu tamborim junto com as mulheres quando os hebreus atravessaram o Mar Vermelho (Ex 15:20-21). Um outro momento em que as mulheres celebraram com danças e cânticos foi quando Davi voltou com os soldados, após ferir os filisteus (I Sm 18:6,7).

Jesus também fala de dança. Em Lucas 15:25, na parábola do filho pródigo, diz que havia música e danças quando o filho mais velho voltou para casa, por causa do seu irmão que havia voltado para casa.

Mas será que Deus gosta de dança? Sim, Deus se alegra quando Seus filhos dançam na Sua presença, pois Ele mesmo promete restaurar a dança do Seu povo: “Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí. De novo te edificarei, e serás edificada ó virgem de Israel! ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás nas danças dos que se alegram... Então a virgem se alegrará na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.” (Jeremias 31:4,13).

Salmo 149:3 diz: “Louvai ao Senhor com danças”.

A dança expressa a nossa alegria diante das coisas lindas e maravilhosas que Deus tem feito por nós, mas há, também, outras formas de mostrar essa alegria, como as PALMAS. Louvamos a Deus com palmas. Satanás procurou direcionar as palmas para as pessoas, tentando roubar a glória de Deus. Mas toda a terra é cheia da glória de Deus e, quando usamos as palmas no culto ao Senhor, estamos exaltando o Rei dos reis. Salmo 47:1 diz: Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo;

Salmo 98:8 diz: Os rios batam palmas. Isaías 55:12 diz: e todas as árvores de campo baterão palmas. Se os rios e as árvores aplaudem ao Senhor, por que vamos ficar de braços cruzados? Vamos, aplauda ao Senhor por toda a Sua grandeza!

Expressamos a nossa alegria diante do Senhor com GRITOS DE JÚBILO. Você já reparou que, quando as pessoas dançam, normalmente elas cantam a música que estão dançando ou, até mesmo, gritam? Quando cantamos ou gritamos, o som que sai da nossa boca traz estímulo. Quando damos GLÓRIA A DEUS ou gritamos ALELUIA, a alegria enche o lugar onde estamos e o mover do Espírito contagia a todos. Com gritos de louvor, O Senhor venceu os inimigos de Israel, como está em Josué 6:5: “... todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão".

Você já reparou como algumas pessoas se comportam na hora do louvor e da adoração? Parece que elas nem estão ali. Enquanto uns cantam, dançam, gritam, aplaudem, elas se sentam, ou cruzam ou braços, ou, simplesmente, ficam olhando para ou outros, até mesmo criticando ou rindo do que eles estão fazendo. Deus não se agrada disso. Ele quer receber o verdadeiro louvor e a adoração que sai do coração. Você é livre para celebrar diante d'Ele! Então, levante-se, descruze os braços, solte seu espírito na presença do Seu Pai e celebre, assim como Davi e Miriã fizeram, com todas as suas forças, amém? Dance, pule, aplauda, dê gritos de júbilo, porque Deus gosta de ver Seus filhos celebrando diante da Sua presença.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados