contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Homem e o Pecado - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 125

Publicado em 05/02/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico: "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor". (Gênesis 6:8)

Mensagem: Vimos, nos estudos anteriores, como o pecado entrou no mundo, através da desobediência do homem a Deus (Gênesis 3). E vimos, também, que nós podemos vencer o pecado, pois podemos dominá-lo, como o Senhor disse a Caim (Gênesis 4:7). Mas o homem, ao invés de dominar o pecado, se deixou dominar por ele.

No livro de Gênesis, capítulo 6, vemos Deus muito triste com a maneira que os homens viviam na Terra, a ponto de arrepender-se por tê-lo criado (Gênesis 6:6). O Senhor, então, toma a decisão de destruir o homem. Mas, ao olhar mais uma vez para a Terra, viu alguém que tinha um comportamento diferente, que chamou a sua atenção, pois era um homem justo e reto e andava com Deus (v.8). Chamava-se NOÉ, e a Bíblia diz que ele "achou graça aos olhos do Senhor" (v.8).

No meio de tantos pecadores, Noé buscava agradar a Deus. Era justo e correto em todas as coisas que fazia. Se fossemos aplicar os princípios bíblicos que conhecemos, poderíamos dizer que Noé era um homem de bom caráter e, por isso, o Senhor atentou para ele.

O Senhor decidiu, então, começar um novo plano para o homem. Chamou Noé e disse-lhe que a terra seria destruída por causa do pecado que ali havia. Então lhe deu uma ordem muito estranha, para quem vivia em uma região deserta: Mandou que construísse uma arca de madeira e ali colocasse toda a sua família: esposa, filhos, noras, e também um casal de cada espécie de animal que existia. Disse-lhe, ainda, que haveria um grande dilúvio e que todos morreriam.

E assim fez Noé. Exatamente como Deus lhe mandou (v.22). Pense bem: Se fosse você, no lugar de Noé, teria obedecido a uma ordem que parecia tão maluca? Para que uma arca num lugar onde chove muito pouco e não há risco de alagação? Já imaginou toda a gozação que Noé deve ter passado? Anos e anos construindo uma arca imensa, com os vizinhos, perguntando o porquê daquela loucura, achando que, provavelmente, ele estava louco.

Mas Noé completou a sua missão. Terminou a arca e colocou dentro toda a sua família e os animais, como Deus tinha mandado. E o Senhor mesmo veio e fechou a porta da arca por fora (Gênesis 7:16).

Caiu então o dilúvio sobre a terra. Por 40 dias a chuva caiu sem parar, de forma que tudo ficou alagado. As águas subiram e levantaram a arca. Toda vida que havia sobre a terra foi exterminada, ficando apenas Noé e a sua família e os animais que estavam na arca.

Provavelmente, muitos dos que riram de Noé, ao ver as águas subindo, devem ter corrido para a porta da arca, pedindo para entrar, arrependidos de não terem acreditado na palavra dele. Mas era tarde. Não tinham dado ouvidos ao Senhor.

Depois de 40 dias as águas pararam, e, depois de algum tampo, começaram a diminuir, até que o Senhor mesmo abriu a porta para que eles saíssem e começassem um novo tempo na terra.

Crianças, hoje o mundo não está muito diferente daquela época. Os homens não respeitam mais nada nem ninguém, o pecado está em cada lugar por onde passamos, até mesmo dentro da nossa casa. A violência cresce a cada dia, a mentira, a imoralidade, a falta de respeito, a desobediência, não é mesmo?

Como você acha que está o coração de Deus quando olha para a terra hoje?

Deus busca, na terra, filhos que achem graça aos Seus olhos, que sejam justos, corretos em tudo o que faze, têm uma linguagem santa, se comportam como santos, amam e respeitam ao Senhor. Ele pode ver isso em você? Você pode achar graça aos olhos de Deus?

Não estamos falando do achar graça de rir, mas darmos alegria, satisfação, prazer àqueles que nos olham, por causa da nossa vida santa.

Vamos lá! Dê ao Senhor a alegria de poder se alegrar com a sua vida, de achar realmente graça em você. Com certeza, seus pais também ficarão muito felizes com esse comportamento, não é mesmo? Esforce-se! Vale a pena! Alegre o coração de Deus!

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados