contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O filho legítimo honra seu Pai

 

Estudo de Célula para Crianças n° 089

Publicado em 06/03/06

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta:

Captando a atenção: Brincadeira:

Introdução: Quando lemos sobre a parábola do filho pródigo, vimos que os filhos daquele homem tinham dois comportamentos diferentes: um saiu de casa e gastou toda a fortuna que o pai lhe havia dado, passando fome, mas se arrependeu e voltou para casa, pedindo perdão ao seu pai; o outro, apesar de estar na casa do pai, não tinha comunhão com ele, não desfrutava das coisas que tinha. Dessa forma, nenhum dos dois honrava o pai.

Hoje veremos que um filho legítimo honra o seu pai em todo o tempo. E o que é honrar? O dicionário diz que honrar é respeitar, é dignificar. Como um filho honra seu pai? Vamos ver.

Mensagem: Na parábola do filho pródigo, o filho mais novo gastou toda a herança que seu pai tinha lhe dado com festas, bebidas, etc. Não se importou em cuidar daquilo que seu pai, com trabalho e sacrifício, tinha guardado para ele. Isso é desonrar alguém que o ama. Muitas vezes, nós, como filhos de Deus, agimos da mesma maneira com nosso Pai. Não cuidamos das coisas do Senhor, nem mesmo da Sua casa ou do Seu nome.

Como filhos, entramos na casa do nosso Pai com chiclete, chocolate, biscoito, refrigerante, jogamos lixo no chão, sujamos o templo, colocamos os pés em cima das cadeiras, riscamos as portas e paredes dos banheiros, gritamos, corremos, não importa se tem culto ou não. Essa não é a atitude de um filho que honra seu pai. Demonstramos, com esse comportamento, que não nos importamos em agradar o coração do Pai e temos um comportamento semelhante ao do filho pródigo.

Ou então, agimos como o filho mais velho: está em casa, trabalha para o pai, mas está distante dele. Muitas vezes, estamos na casa do Senhor, estamos em células, mas nem nos importamos se Ele está ali ou não. Na hora do louvor ou da adoração estamos conversando com quem está do lado, na hora da ministração da Palavra vamos dar uma voltinha lá fora, na lanchonete, não obedecendo aos introdutores etc. Como o filho mais velho, temos o Pai mas não usufruímos a Sua presença e nem aquilo que Ele tem preparado para nós, as Suas promessas para as nossas vidas.

O filho legítimo, que ama o seu pai, respeita-o, honra-o, dá alegria, obedece. E aquele que honra os pais é abençoado.

E então? Já entendeu como deve ser o seu comportamento, se você realmente ama o seu Pai?
Isso mesmo! É preciso ter reverência na casa d'Ele. Ter reverência não significa ficar de cara fechada, sem poder se mexer ou falar, mas sim com respeito e temor ao Pai, sabendo que dentro da Sua casa não é lugar de bagunça, sujeira, desobediência. Você gosta que as pessoas se comportem assim na sua casa? Certamente não, nem o seu Pai.

Atividade:

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados