contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O sal da terra e a luz do mundo

 

Estudo de Célula para Crianças n° 048

Publicado em 21/03/05

 

Oração Inicial: Na hora indicada para começar a célula, convide aqueles que já chegaram a se colocarem em oração por quem ainda não veio. Faça uma roda e batalhe com as crianças em oração para a liberação no reino espiritual de todos os impedimentos aos colegas freqüentarem assiduamente as células (cite nomes dos membros ausentes). A cada um que chegar após este período, dê um brado de vitória em reconhecimento pela intercessão das crianças.

Encerre este período agradecendo a presença de cada um, apresentando a cadeira vazia e reafirmando as 3 pessoas por quem sua célula está orando.

 

Louvor e Oferta:  Vamos então louvar com alegria, pois estaremos através dos cânticos agradecendo a Deus pela nossa vida. Depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.
 

Quebra-Gelo: Todos nós conhecemos o sal e sabemos que ele serve para dar gosto as comidas não é? Alguém aqui já experimentou comer batata frita ou qualquer outra comida sem sal? O que você achou do gosto? (deixe que as crianças respondam). A nossa vida também fica sem gosto quando perdemos o sal, o sal da alegria, o sal do amor uns para com os outros. E só Jesus pode nos devolver esse sal. Convide a Jesus para morar na sua vida e você será o sal que fará a diferença no mundo.

 

(sugestão alternativa: oferecer batata frita sem sal e perguntar o que está faltando, depois colocar sal e falar sobre a diferença que o sal faz no sabor é a mesma que nós devemos fazer como filhos de Deus)

 

Texto Bíblico: "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? ... Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;” Mateus 5:13-15

Introdução: Estudamos a história de algumas pessoas que foram sal e luz no lugar onde estavam e exaltaram o nome de Deus, sendo fiéis aos princípios da Sua Palavra.
Daniel, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego e Ester foram pessoas que cumpriram, com alegria, o propósito de Deus para suas vidas, sendo fiéis e obedientes a Ele. Mas todos eles eram adultos. E as crianças? Você acha que Deus pode usar as crianças, também, para ser sal e luz neste mundo, para trazer liberdade aos que estão presos?

Contando a Estória: Em II Reis 22 e 23 encontramos uma criança usada por Deus para transformar a história do Seu povo: Josias. Ele tinha apenas 8 anos de idade quando começou a reinar e reinou 31 anos. O versículo 2 diz que ele fez o que era reto perante o Senhor, isto é, foi fiel em tudo a Deus e, mesmo sendo uma criança, fez grande diferença entre os adultos que viviam com ele.

A Bíblia diz que Josias restaurou o templo e renovou a aliança com o Senhor; mandou reunir todo o povo, do menor ao maior para ler todas as palavras do livro da Lei. Além disso, restaurou o culto a Deus, derrubou todos os altares pagãos e celebrou a Páscoa.

A história de Josias ficou registrada e no capítulo 23, versículo 24 de II Reis diz que “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele, nunca se levantou outro igual”.

Comentários: Assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam perdidos na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.
Para cumprir esse propósito de Deus na sua vida, é preciso fidelidade aos Seus princípios, um coração obediente e humilde, uma vida dedicada a Ele em tudo: nas brincadeiras, na linguagem, na escola, com os amigos...
O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda dos caminhos do Senhor. E se tornou um adulto de grande relevância para o seu povo.

Conclusão: Que idade você tem?
Deus o chama para ser sal e luz, para mudar a história da sua casa e da sua nação, para fazer de você um grande líder de êxito e de excelência, independente do fato de você ter 5, 10, 14, 30 ou 70 anos. Você aceita?

 

Atividade: O segredo do êxito se resume em apenas duas palavrinhas. Vamos colori-las e colocar bastante brilho nelas, certo!  (usar lápis de cor e disponibilizar cola, purpurina ou gliter para realçar as palavras)

 

OBEDIÊNCIA e FIDELIDADE

 

Apelo e Oração Final: O mundo precisa de pessoas que façam a diferença, de pessoas que sejam o sal da terra para transmitir o gosto pela vida que só em Jesus podemos encontrar. Você é essa pessoa. Convide a Jesus para entrar na sua vida e você fará a diferença no mundo porque Ele te transformará em sal da terra.

Ore confirmando Jesus como Senhor e Salvador das crianças e encerre agradecendo pelo zelo e fidelidade de Deus conosco.

 

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 

Líder:

- prepare sua célula com antecedência (estudo, louvores e materiais necessários);

- se coloque em oração pela célula durante o dia.

- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.

- honre esse dia que o Senhor te deu.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados