contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O jovem que enfrentou os leões

 

Estudo de Célula para Crianças n° 044

Publicado em 21/02/05

 

Recepção: Receba com muito carinho as crianças, conheça os visitantes, incentive a trazerem amigos. Peça a uma das crianças que ore agradecendo a Deus e abençoando cada um dos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e por 3 amigos.

Louvor: Adore a Deus com cânticos alegres. Se possível que falem de fidelidade.

Oferta: Pv. 3:9-10 "Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar."

Texto Biblico: “... porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício ou culpa.” (Dn 6:4b)

Introdução: Você conhece alguém nos dias de hoje, de quem se possa falar assim como neste texto?
No estudo anterior conhecemos três jovens que, por terem o espírito fiel a Deus escaparam de uma terrível morte na fornalha ardente. Hoje vamos conhecer um outro jovem que tinha o espírito fiel a Deus e por isso foi vencedor, você sabe aonde? Na cova dos leões (Dn 6).
 

Contando a História: Daniel, esse é o seu nome, era amigo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (que nós conhecemos no estudo passado), e, pela sua sabedoria e conhecimento chamou a atenção do rei, que pensou em colocá-lo em uma posição de governo sobre o reino. Isso despertou a inveja e o ciúme em outros homens, que passaram a buscar uma oportunidade na qual pudessem comprometer Daniel. Mas não encontravam nada de errado em sua vida, pois havia nele um espírito excelente (Dn 6:3b). Era fiel e não tinha vício algum (Dn 6:4b).

Vendo que não achavam nada de errado em Daniel, juntaram-se, foram ao rei para dizer-lhe que baixasse uma lei na qual qualquer pessoa que, no período de 30 dias fizesse um pedido ou petição a qualquer deus ou pessoa que não o próprio rei, fosse lançada na cova dos leões.

Ora, Daniel era fiel a Deus e, tinha como costume, três vezes ao dia, todos os dias orar ao Senhor de joelhos, diante da janela aberta voltada para Jerusalém.

Então aqueles homens foram juntos e encontraram Daniel prostrado, suplicado ao Senhor e correram ao rei para contar o que estava acontecendo, que Daniel estava desobedecendo a sua ordem. O rei então mandou buscá-lo e ordenou que o lançassem na cova onde estavam os leões, e colocassem uma pedra na entrada para que ele não pudesse sair.
Pela manhã o rei foi à cova e, angustiado, chamou por Daniel, pois gostava muito dele, e, qual não foi a sua surpresa ao ouvir lá de dentro: “Ó rei, vive para sempre. O meu Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano porque foi achada em mim inocência diante d'Ele.Também contra ti ó rei, não cometi delito algum” (Dn 6:22).

O rei muito se alegrou. Mandou que o tirassem da cova e que os homens que o acusaram fossem jogados aos leões, assim como seus filhos e suas mulheres. Além disso, escreveu uma mensagem a todos os povos, das mais diferentes nações e línguas, na qual dizia que em todo o seu reino os homens deveriam temer ao Deus de Daniel, porque Ele era o Deus vivo, que livra e sara e livrara Daniel do poder dos leões (Dn 6: 26,27). E assim Daniel prosperou tremendamente no reinado de Dario e Ciro.

 

Conclusão: Preste atenção em algo muito importante: Satanás, assim como aqueles homens, não quer que você seja fiel aos princípios de Deus e vai procurar colocar situações para afastá-lo do Senhor (amigos, conversas, brincadeiras, piadas, programas, músicas, etc). Se você for infiel ao Senhor, certamente morrerá. Mas se você mantiver o seu espírito fiel, em santidade, certamente você viverá a vida em abundância que Deus tem para você e, assim como Daniel, prosperará abundantemente.
E então? Leões ou obediência que traz vida? Você escolhe!

 

Apelo: Se tiver visitantes faça o apelo: Só Deus pode fechar a boca do leão (ou seja, do inimigo) que quer nos prejudicar. Não precisamos fazer as coisas erradas por medo ou vergonha, basta que entreguemos a nossa vida a Jesus e Ele cuidará de nós, nos livrará de todo o mal e nos dará a vida eterna! Decida agora seguir a Jesus! (Ore com eles recebendo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas)

 

Partir do Pão: Como filhos de Deus vamos compartilhar este momento juntos? Peça para uma das crianças orar agradecendo a Deus, abençoando o lanche e pela oportunidade da comunhão

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados