contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Princípios para que o Milagre aconteça

 

Estudo nº 320

 

Texto: Mc 6.30-43

Introdução: Jesus iniciou o treinamento de seus discípulos ensinando os princípios do Reino de Deus e fazendo milagres na presença deles. Após este primeiro momento, Ele então, começou a treiná-los, preparando-os para sua partida. Neste episódio, após os doze terem voltado de uma longa jornada pregando o Evangelho e ter trazido a Jesus a notícia da morte de João Batista, saíram para descansar e restaurar as forças. Foi nestas condições que um grande milagre aconteceu, isto é, debaixo de cansaço e pressão emocional – “Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário” (V.30-32).

Porém, nesse estudo veremos as condições ou posicionamentos que devemos ter para receber o milagre de Jesus em nós, pois Ele está sempre disposto a nos abençoar.

1 - Conhecer a Jesus - “Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os...” (v.33a). Um conhecimento não apenas de ouvir falar ou através da experiência de outras pessoas. O milagre é uma experiência pessoal.

2 - Buscar (correndo) e se aproximar - “correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles” (v.33b). É necessário ter diligência, ter proximidade, intimidade com o Mestre dos mestres, isto é, ser próximo.

3 - Ter a Jesus como pastor - “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor” (v.34a). Ter consciência que Ele é o Pastor de nossas almas e nada nos faltará (Sl 23).

4 - Ouvir atentamente e aprender – “E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (v.34b). O texto de Isaias 53.3 diz: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi”. Entendemos que as bênçãos estão condicionadas em: inclinar os ouvidos, ir ao Pai e ouvir, isto é, aprender.

5 - Não ter pressa de sair da presença de Jesus - “Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora” (v.35). Horas se passaram e a multidão continuava firme ouvindo as maravilhas que saiam da boca do mestre. Para receber o milagre é necessário ter tempo com Deus. Uma reunião semanal aos domingos é muito pouco para ter intimidade com o Pai.

6 - Depender de Jesus - “: É deserto este lugar, e já avançada a hora (v.35b). Para aqueles irmãos não importava o local deserto e hora avançada. Eles sabiam que quem está com Jesus de nada tem falta. A nossa confiança tem que estar no Senhor e depender somente dele (Jr 17.5-9).

7 - Obedecer à sua Palavra – “Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde” (v.39). Temer ao Senhor e obedecê-lo é o princípio da sabedoria. Todos os que obedecem aos princípios estabelecidos na Palavra de Deus são bem sucedidos.

8 - Organização – “que todos se assentassem, em grupos.E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta” (v.39b e 40). O Reino de Deus é um reino organizado, de princípios que precisam ser observados e cumpridos. Muitos acham que o nosso culto pode ser apresentado de qualquer maneira e realizada as coisas do Reino de maneira displicente, porém, não é assim que funciona, pois Jesus antes de realizar o milagre da multiplicação do suprimento, saciando a fome do povo, organizou a multidão.

9 - Agradecer pelas bênçãos, pelo muito ou pouco que temos recebido - “Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou” (v.41). Era pouco o alimento, porém o milagre começou a acontecer quando Jesus agradeceu e não amaldiçoou o que estava em suas mãos. Precisamos ser agradecidos em tudo o que recebemos. Veja o que diz Hebreus 13.5: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei”.

10 - Não desperdiçar – “e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe (v.43). Não podemos ser avarentos que é idolatria (Cl 3.5), porém, todos os recursos que o Senhor nos dá são santos e precisam ser valorizados.

Conclusão: Decida, hoje, a aproximar-se de Jesus. Ele é a fonte de todos os recursos que necessitamos e do milagre em qualquer área da vida de ser humano.
 

Roberto e Lourdes
www.amainacoes.com.br / www.montesiao.pro.br

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados